
Patrimônio histórico e cultural, a casa de José de Alencar guarda lembranças de um dos escritores mais famosos do Brasil, José de Alencar. Na casinha, as marcas de uma infância lúdica mostram aos visitantes parte da inspiração que o escritor teve ao criar suas narrativas. Além da casinha onde Alencar nasceu em 1829, a casa de José de Alencar possui um amplo acervo museológico, arqueológico, antropológico, histórico e cultural. Desde 1965, o sitio Alagadiço Novo pertence à Universidade do Ceará e está aberto à visitação pública.
Coleção Arthur Ramos
A coleção Arthur Ramos compõe-se de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como a macumba e o candomblé, incluindo, também, peças africanas de grande valor etnográfico, bem como outras relacionadas com a escravidão no Brasil.
Coleção Luiza Ramos
As Coleções de Renda Luiza Ramos e do Ceará são importantes fontes de pesquisa, tendo fornecido bases para análises socioeconômica e cultural das rendeiras, tendo servido como base para a confecção e publicação de catálogos.
A Pinacoteca Floriano Teixeira expõe 32 quadros- telas a óleo e desenhos- do pintor maranhense que retratam personagens da obra romanesca de José de Alencar, como Iracema, e Martim, Peri, Lúcia, Aurélia, Arnaldo, Emília, entre outros, apresentando amplo painel artístico e pedagógico da obra alencarina.
Biblioteca Braga Montenegro
Acervo particular do escritor Braga Montenegro, adquirido por volta de 1980, dispõe de mais de dois mil exemplares de obras dos mais variados gêneros e autores, entre eles o escritor José de Alencar.
A sala Iracema abriga coleção do artista plástico cearense Descartes Gadelha, cujo tema é a obra Iracema, de José de Alencar. A coleção composta de 33 desenhos a bico de pena em nanquim e uma tela a óleo transpõe para as artes plásticas as principais cenas do romance de Alencar, narrando a história da virgem dos lábios de mel.
Ruínas do Engenho
Em meados de 1830, foi construído o 1º engenho a vapor do ceará. Sua inauguração foi o marco inicial para a industrialização do Estado, nele se produzia da cachaça à rapadura.
Veja Algumas fotos do local.
Casa onde José de Alencar morou.

Ruínas do Engenho.